Passaporte brasileiro, entenda como tirar

Passaporte brasileiro, entenda como tirar.

Se você não tem o seu passaporte e está meio perdido, chega aí que eu vou tentar te ajudar!

Hoje o nosso papo vai ser sobre passaporte, documento obrigatório para a maioria dos destinos internacionais.

O Passaporte é um documento de identificação internacional que é obrigatório para turismo na maioria dos países. Exceto se o seu destino for alguns países da américa do sul.

Brasileiros não precisam de passaporte para visitar:

  • Argentina
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Peru
  • Paraguai
  • Uruguai

Para os demais destinos fora do Brasil você vai precisar.

Se a sua viagem for para a Europa, vou deixar uma indicação de um outro artigo nosso falando sobre IMIGRAÇÃO NA EUROPA.

Aqui no Brasil os passaportes são emitidos pela polícia federal e a sua solicitação se dá preferencialmente pelo site da PF ou nos pontos de atendimentos de serviços rápido do governo estabelecido na sua cidade, em Goiânia por exemplo, no Vapt-Vupt.

Atualmente o passaporte brasileiro tem validade de 10 anos e o valor da taxa que se paga é de R$ 257,25.

Em relação a documentação, o título de eleitor não é mais necessário, mas é preciso que você esteja regular. Você pode consultar sua situação aqui: TSE

O documento de identificação pode ser seu RG, CNH, Carteira Funcional reconhecida por lei federal, carteira de trabalho ou seu passaporte antigo passaporte. O CPF só é necessário apresentar, caso ele não conste em nenhum desses documentos.

Para os homens também não é mais necessário a apresentação da reservista, mas é preciso que você esteja em situação regular com o serviço militar, você pode consultar aqui: SERVIÇO MILITAR. Caso você tenha alguma alteração de nome vai precisar também da sua certidão de nascimento ou da sua certidão de casamento.

Com a documentação em mãos, você já pode solicitar o seu passaporte através do site da POLÍCIA FEDERAL.

O formulário é bem simples, mas caso você tenha dificuldade e já seja um cliente DV, nós fazemos o seu agendamento sem custo, é só entrar em contato.

No site da PF são 3 etapas no formulário. Nessa primeira você preenche os seus dados pessoais: nome, filiação, data de nascimento, nacionalidade, sexo.

Na segunda etapa são dados dos seus documentos, como data de emissão, número do RG, local de emissão, dados da sua certidão e se vc tiver um passaporte anterior é nessa tela que vc preenche os dados.

Na terceira etapa são informações como profissão, endereço, e e-mail.

Preenchido esses dados, será gerado um protocolo e um boleto para pagamento

Em média, 48Hrs depois que você fizer o pagamento você já consegue agendar o seu atendimento, você vai precisar do seu CPF, data de nascimento e número do  protocolo. Após inserir esses dados, você agenda o local e a hora de acordo com as opções disponíveis.

No dia agendado, você deve comparecer com:

  • Sua documentação pessoal;
  • Com o seu protocolo;
  • Comprovante de pagamento;
  • Comprovante de agendamento;

Lá vc será direcionado para colher as suas digitais e para tirar a fotografia do seu passaporte e pronto!

Agora é só esperar, o tempo de entrega é de aproximadamente 15 dias, mas pode oscilar de acordo com a situação.

Na maioria dos casos, você retira o seu passaporte no nesse mesmo local e pode acompanhar o seu processo pelo site com o número do seu protocolo.

E aí, tudo certo? Se o passaporte já está na mão, chegou a hora de fazer essa viagem acontecer. Vou deixar a indicação de um outro artigo nosso com algumas DICAS DE ECONOMIA na hora de comprar o seu pacote de viagem.

Consegui te ajudar? Não deixa de se inscrever em NOSSO CANAL DO YOUTUBE 

compartilhe

Solicite sua cotação