Checklist Viagem Internacional

Hoje o nosso papo será sobre alguns cuidados antes da tão esperada viagem internacional.

E aí, já tá com friozinho na barriga?

Não tem nada melhor do que se precaver para ter uma boa experiência de viagem.

Quase sempre compramos algumas coisas durante a viagem, o que não é problema, mas é importante está ciente de itens que podem ter restrição de entrada por questão de controle sanitário e do limite de compras no exterior que é permitido sem tributação. Caso você exceda esse limite, você pode ser tributado ou ter o seu item retido pela Receita Federal.

Outro cuidado é que a gente sempre leva eletrônicos e isso não é problema, mas se tratando de eletrônicos como tablet, notebook ou câmeras, é bom você levar a nota fiscal desses aparelhos, para comprovar que vc não adquiriu eles itens durante a viagem, evitando assim que eles entrem na cota de itens comprados no exterior ou que você seja taxado.

Ainda sobre eletrônicos, uma coisa que a gente quase não lembra é dos adaptadores de tomada. Alguns países possuem um padrão de tomada e voltagem diferentes das nossas aqui no Brasil, por isso é recomendável que você leve esses adaptadores daqui pra evitar de chegar no quarto do hotel e não conseguir carregar ou ligar seus aparelhos.

Se você gosta de estar sempre conectado procure na sua agência de turismo sobre chip telefônico internacional. O custo benefício na maioria das vezes é maior do que o roaming internacional das operadoras nacionais. São muito práticos, vc habilita ainda no Brasil e já chega no seu destino conectado!

Outra questão importante é verificar se o seu cartão de crédito é internacional e se ele está desbloqueado para transações no exterior e se estiver muito cuidado com os gastos no cartão de crédito no exterior.

Além do cartão de crédito, é importante também comprar a moeda local do seu destino. Pode acontecer de alguns lugares não aceitarem cartão de crédito ou alguma inoperância que impeça a transação.

Tem um outro vídeo nosso falando sobre a viabilidade de se pagar as despesas no exterior com o cartão de crédito ou em dinheiro, você pode conferir AQUI.

Uma coisa que às vezes passa desapercebido é que alguns hotéis no exterior possuem idade mínima de 25 anos ou não permitem crianças, é bom checar isso.

Ainda sobre o seu pacote, caso não inclua o  traslado do aeroporto para o hotel e do hotel para o aeroporto, é bom olhar de forma antecipada as alternativas para esse deslocamento, pode ser que haja alguma restrição em função do seu horário de desembarque ou embarque.

Em relação a documentação que vou citar abaixo, o ideal é que você tenha elas até mesmo antes da compra do seu pacote, já que essa documentação pode ser obrigatória.

O documento de identificação internacional é o Passaporte, se você vai sair do Brasil é provável que vá precisar, exceto se a sua viagem for para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai. Para os outros destinos você vai precisar e se você já tem o passaporte é só checar a data de validade.

Se você for dirigir no exterior, muitos países aceitam a nossa CNH, mas alguns possuem restrição e você talvez precise tirar o PID que é a Permissão Internacional para Dirigir, verifica também a idade mínima para dirigir nesses países.

Outro documento que pode ser necessário é o certificado internacional de vacinas, para alguns destinos esse documento é obrigatório. Eu vou deixar aqui na descrição o link de um artigo nosso que fala sobre isso, vai aparecer aqui em cima nas sugestões também.

Então é isso! Essas são algumas coisas que irão te ajudar a se organizar melhor para a sua viagem.

compartilhe

Solicite sua cotação