Turismo Tiradentes MG

Tiradentes, município do Estado de Minas Gerais é considerada uma das mais encantadoras das cidades históricas. Com suas ruas e ladeiras de pedras iluminadas por lampiões, encontra-se ali igrejas do século XVIII, casario colonial formado por casarões que servem de pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e antiquários. Aqui é o local ideal para curtir uma vida calma e pacata, para fazer gostosos passeios culturais e naturais e degustar uma maravilhosa culinária.

O centro histórico de Tiradentes é uma das maiores atrações turísticas da cidade. Locais como o museu Padre Toledo, Chafariz de São José, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Matriz de Santo Antônio não podem deixar de ser visitado. O melhor jeito para circular pelo local é a pé ou de charrete. Os ateliês merecem destaque e ficam pelas ruas Direita e da Câmara. Ali é possível encontrar artesanato variado e de bom gosto.

Depois da visita ao centro histórico à próxima parada é subir a colina de Santo Antônio para conhecer umas das mais belas basílicas de Minas, a Matriz de Santo Antônio. Além de a capela ser magnifica é possível vislumbrar uma vista privilegiada da cidade no topo do morro. Outro lugar interessante para se conhecer é a colina de São Francisco de Paula, onde fica a igreja de São Francisco de Paula e fornece uma das mais belas vistas do município.

O percurso de 12 quilômetros no trem maria-fumaça é uma viagem na história que separa Tiradentes de São João del Rei. O passeio passa pelo rio das Mortes e a serra de São José. Uma boa opção é fazer trilha na serra de São José e aproveitar ao máximo as cachoeiras e riachos ali presentes.

A chegada ao topo do morro da serra de São José poderá ser feito por jipe ou trekking, lá de cima tem-se um cenário panorâmico composto por belíssimas paisagens.

A gastronomia tem um lugar especial na cidade, tanto que todo o ano existe um Festival de Cultura e Gastronomia. A boa e farta comida mineira pode ser encontrada nos restaurantes da região.

A noite é agitada nos fins de semana e o ponto de encontro é o Largo das Forras, rodeado por restaurantes e bares.

compartilhe

Solicite sua cotação