Turismo São Luís MA

São Luís, cidade fundada por franceses, e capital do Maranhão, possui uma vasta riqueza cultural, aqui se vê uma mistura de culturas indígena, francesa, africana, portuguesa e holandesa. O melhor lugar para vivenciar toda essa miscigenação é no Centro Histórico da cidade, no bairro de Praia Grande.

A maior parte do casario colonial são dos séculos XVIII e XIX, foi tombada pela Unesco e restaurada. Os coloridos azulejos portugueses podem ser encontrados nos antigos palácios dos barões, que hoje abrigam museus, lojas e restaurantes. Não deixe também de apreciar as charmosas luminárias de época que ficam mais evidentes ao anoitecer.

Ainda no Centro Histórico, há uma parte boêmia, com teatros, cinemas, bares e vendas, o local chama-se Reviver.

Nos meses de alta temporada, junho e julho, a cidade se enriquece com o folclore cultural. A festa Bumba-Meu-Boi, que combina música, dança e teatro, chama atenção dos turistas e por ali ainda é possível desfrutar das delícias típicas vendidas nas barraquinhas, como arroz-de-cuxá, tapioca, doce de bacuri e torta de camarão.

Dizem que São Luís também é a capital do reggae. O ritmo está presente por todo canto, seja nas praias, rádios, bares ou clubes.

As praias da cidade são de longe a principal atração, as águas não são tão azuis e nem tão limpas, mas mesmo assim é possível tomar banho de mar nas praias Calhau, Araçagi e Olho D’água. A orla oferece uma boa infraestrutura, com bares e quiosques fornecendo petiscos de todos os gostos.

Conhecer a Avenida Litorânea é obrigatório para quem passa por São Luís, e uma boa dica é aproveitar para almoçar no restaurante “Cabana do Sol”, o local vive lotado e oferece uma comida deliciosa.

Outro lugar bacana para um passeio é a Lagoa do Jansen para aproveitar o dia, ou então os badalados barzinhos à noite.

A gastronomia da capital maranhense possui influências nas culinárias portuguesa, africana e indígena, com uma grande diversidade de frutos do mar e muita farinha. O prato típico da região é arroz-de-cuxá, feito com verdura, gergelim, farinha de mandioca e camarões secos.

compartilhe

Solicite sua cotação