Turismo Santarém PA

Santarém é a terceira maior cidade no estado do Pará, sua localização esta na confluência entre os rios Tapajós e Amazonas. A biodiversidade da Amazônia é vista em todos os lugares da cidade, são igapós, cerrados, e o encontro das águas azuis do rio Tapajós com as barrentas do Amazonas.

O litoral de águas doces e areias finas são considerados o “Caribe Brasileiro”. Os rios formam lindas praias e ilhotas com areias claras, como o Alter do Chão e Praia Grande.

Para desbravar a região comece pelo rio Tapajós. Na orla de Santarém estão centenas de embarcações que movimentam o comércio. Depois vá até a Praça do Mirante; o Solar do Barão de Santarém; e o Solar São Nicolau.

Aproveite para fazer um dos tours mais disputados pelos visitantes, que leva ao lago Maicá, ali tem um berçário natural de peixes amazônicos, que também é frequentado por vários pássaros e répteis. Ótimo local para observar animais e aves.

Para curtir a tarde nada melhor que ir até o Centro Cultural João Fona, onde fica o Museu de Santarém, com uma grande coleção de cerâmicas e objetos arqueológicos que pertenceram aos habitantes primitivos da região.

O artesanato da cidade segue as tradições da cultura tapajônica, onde produtos da floresta são transformados em cuias pintadas, roupas de fibras de vegetais, lixas de unhas feitas de escamas de peixe, leques, cerâmicas, bijuterias de cerâmicas, uma infinidade de opções. Os artesanatos podem ser encontrados no Museu Dica Frazão.

Para saborear a gastronomia local não deixe de pedir pirarucu, farinha de peixe, bolinhos de piracuí, tucunarés ou tambaquis. O leite de coco na culinária de Santarém é substituído pelo leite de castanha do Pará e o sabor é magnífico. Para sobremesa escolha entre frutas regionais ou doces de raízes portuguesas.

A Festa do Sairé acontece todo ano na região, uma mistura de manifestações religiosas e sensuais apresentações alegóricas.

Aproveite o fim do dia à beira do rio e na orla de Santarém, onde há muita arte e diversão.

compartilhe

Solicite sua cotação