Turismo Pirenópolis em Goiás

Pirenópolis, uma pequena cidade do interior de Goiás, conhecida simplesmente como Piri, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é famosa pelo seu preservado casario colonial e pelas bucólicas igrejas espalhadas pelas ruas de pedra da cidade que remontam ao início do século XVIII. É cercada de morros e cachoeiras, sendo possível vivenciar uma extraordinária beleza natural.

Piri tem trilhas para caminhadas que levam aos belos mirantes naturais da Serra dos Pirineus; rios para prática de bóia-cross, rafting; fazendas históricas, como a Babilônia, com construções preservadas do século XVIII que é um dos mais reconhecidos roteiros de turismo temático da cidade, um local para apreciar muita história e o tradicional café-da-manhã colonial, típico da região.

Entre as atrações culturais, vislumbram-se umas das manifestações folclóricas mais belas do Brasil, a Festa do Divino. São três dias de festa, e a cavalhada é o momento mais esperado, trata-se de uma encenação onde os cavaleiros revivem lutas medievais envolvendo mouros e cristãos. A festa acontece 45 dias depois da Páscoa.

As belezas das cachoeiras com águas cristalinas e piscinas podem ser conhecidas a pé, de moutain bike ou jipe. Para quem ama aventura, aqui é o lugar para se aventurar com esportes radicais, como o parapent, rapel, trilhas de moto, trekking, cachoeirismo, voo dos pireneus.

Pirenópolis dispõe de uma boa infraestrutura de hospedagem e serviços e é conhecida por seus belíssimos festivais, são eles: o Festival Gastronômico, que ocorre desde 2003, em que renomados chefes de Goiás e outros Estados se reúnem, e durante quatro dias, é possível degustar as iguarias com ingredientes típicos do cerrado. Além do festival, uma série de eventos artísticos e musicais animam a cidade. O Canto da Primavera que acontece desde 2000 reunindo a tradição da música brasileira com o melhor da música contemporânea mundial. E o Piri Jazz Fetival que iniciou em abril de 2008 e todo ano algum grande instrumentista brasileiro é homenageado.

Para quem curte a noite, há bares e restaurantes com música ao vivo na Rua do Lazer. Pirenópolis é um município de interior pequeno, com um povo pacato, hospitaleiro e festivo e caminhar pelas suas ruas de pedras se torna ainda mais prazeroso e excelente para uma boa prosa.

compartilhe

Solicite sua cotação