Turismo Ouro Preto MG

Referência no estado de Minas Gerais, Ouro Preto, tem o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. A cidade possui o maior conjunto arquitetônico barroco brasileiro e carrega consigo verdadeiras joias como as igrejas de Nossa Senhora do Pilar, adornada com mais de 400 quilos de ouro e São Francisco de Assis, obra-prima de Aleijadinho.

Aqui você irá encontrar uma cidade histórica repleta de charme, com suas ruas de ladeira e paralelepípedo, museus, igrejas, capelas e um lindo casario colonial que remontam os séculos XVII e XVIII.

O melhor a fazer durante o dia é curtir a cidade, caminhando por suas ruas íngremes e apreciando toda sua rica história através das paisagens, imagens, altares, cafeterias e artesanatos. Locais como a escadaria da Igreja do Carmo que traz durante a tarde um céu ainda mais azul; os mirantes do Morro São Sebastião, onde se pode ver o Caminho Tronco e  a formação da cidade; e o pôr-do-sol mais bonito da região no Largo do Rosário; são excelentes opções para aproveitar e conhecer ainda mais o local.

E para quem acha que Ouro Preto é apenas uma cidade pacata se engana, o interior de Minas abriga cerca de cinco mil estudantes da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Os estudantes trazem alegria, agitação e festa para a cidade. A vida noturna animada é garantida com eles, seja nos bares ou nas festas das repúblicas de estudantes.

Em feriados como Carnaval e Semana Santa o movimento é grande. No Carnaval há desfiles de blocos e na Semana Santa as procissões, os tapetes de flores e serragens que dão cor as ruas e ladeiras arrastam vários turistas e em outubro tem a conhecida Festa do Doze que consiste na reunião de antigos e atuais estudantes e agitam Ouro Preto.

Para quem quer fugir da movimentação dos feriados a pedida é o passeio de maria-fumaça para a cidade vizinha Mariana; ou ir ao Parque Estadual do Itacolomi que oferece trilhas para caminhas leves, belíssimas paisagens, além de abrigar construções históricas como a Casa do Bandeirista e o Museu do Chá. Itacolomi possui o cenário ideal para quem quer passear ao ar livre, pedalar e aliviar o stress do dia a dia.

E quanto à gastronomia, como toda Minas Gerais, Ouro Preto não poderia ser diferente. São servidas excelentes comidas mineiras como o frango ao molho pardo acompanhado de arroz, angu e couve, feijão tropeiro e frango com quiabo. E de sobremesa, queijo minas acompanhado por saborosos doces como os de leite e de frutas. Os restaurantes em sua maioria se concentram na Rua Conde de Bobadela.

compartilhe

Solicite sua cotação