Turismo Machu Picchu

Machu Picchu “velha montanha”, também chamada “cidade perdida dos Incas”, foi construída por volta do século XV. Está localizada no topo de uma montanha da cordilheira dos Andes no Peru a 2400 metros de altitude e a 112 km da cidade de Cusco. A infraestrutura completa para o turista está nas cidades vizinhas de Águas Calientes e Cusco.

É um dos pontos históricos mais visitados do Peru e o lugar foi elevado à categoria de Patrimônio Mundial da UNESCO, e é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, a classificação foi feita pela organização suíça New Open World Corporation (NOWC) por votação mundial e com análise de arquitetos e arqueólogos.

Descoberta e Divulgação |

A descoberta e divulgação de Machu Picchu só ocorreu em 1911, com a expedição do arqueólogo americano Hiram Bingham. Por muito tempo foi considerada a “cidade perdida dos Incas”, não se sabia com precisão qual era a sua localização. Sabia-se que sua montanha estava no circuito do chamado “Caminho Inca”.

Tanto os restos encontrados como as evidências arquitetônicas levam os investigadores a crer que a cidade de Machu Picchu terminou de ser construída entre fim do século XV e início do século XVI.

Teorias |

Há diversas teorias sobre a função de Machu Picchu, e a mais aceitas afirmam que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca e seu séquito mais próximo, no caso de ataque.

Atratividade |

Hipóteses e mistérios a parte, a real atratividade de se conhecer este lugar é poder caminhar por suas vielas, ter uma bela vista das montanhas que a cercam do alto de suas torres de observação e sentir na pele como a mistura de todos estes elementos tornam, talvez, Machu Picchu o lugar cultural de maior magnetismo no mundo!

Crenças |

Sendo utilizado por muitos sacerdotes peruanos e místicos é também um centro para a espiritualidade. Eles dizem que a cidade é cheia de energias profundas que são mais poderosas no solstício de verão e lua cheia. São poucos os visitantes que saem de lá sem perceber o mistério e a força deste lugar maravilhoso.

Use sua imaginação 😉

Acesse o link para explorar Machu Picchu online.

Machu Picchu – Google Maps – Street View

Quer saber mais sobre a história de Machu Picchu, acesse o link para ver o documentário produzido pela NatGeo para comemorar os 100 anos da fascinante cidade Inca pré-colombiana. Boa sessão!

Machu Picchu – Documentário

Machu Picchu pela primeira vez

Quando viajar para Machu Picchu?

O ideal é planejar a viagem entre os meses de abril a setembro. A temporada de chuvas começa em outubro, e os meses que mais chovem são de dezembro a março.

Quantos dias são necessários para conhecer Machu Picchu?

Para conhecer Machu Picchu, chegando cedinho, um dia inteiro é suficiente. Você pode escolher dormir o mínimo possível em Águas Calientes (1 noite), e em Cusco (2 noites – 1 na ida e 1 na volta). Uma viagem bem apertada dura 5 dias.

Como Chegar a Machu Picchu?

Há voos diretos do Brasil pra Lima (primeira etapa). Após chegar em Lima, é preciso mais uma hora para chegar em Cusco (segunda etapa), a cidade mais próxima de Machu Picchu.

A terceira etapa pede que você viaje de Cusco até Águas Calientes.

Águas Calientes (também conhecida como Machu Picchu Pueblo) está isolada do resto do Peru no meio do Vale Sagrado. Por isso, chegar até o povoado não é tão fácil quanto a outros lugares. Não existe nenhuma estrada que vai até lá.

Atualmente os turistas contam com três opções:

Primeira: Trem – O serviço de trem é operado pela Peru Rail e pela Inca Rail com preços variando de acordo com a categoria escolhida. A viagem dura em média quatro horas.

Segunda: Van – Algumas empresas oferecem um serviço de van, que vai de Cusco até uma usina hidrelétrica que fica próxima a Águas Calientes e não exatamente na cidade, é preciso fazer uma caminhada de duas a três horas para chegar lá. A van leva em média sete horas para chegar lá. Como não existem estradas, a van passa por caminhos nas montanhas, grande parte não asfaltados e ao lado de precipícios.

Terceira: Trilha – Se você é uma pessoa que curte desafios, apaixonada pela natureza, existe um passeio bem legal para fazer na região de Cusco: A Trilha Inca que vai de Cusco até Machu Picchu e tem a duração média de 4 dias com caminhadas de 8 horas incluindo várias subidas.

É isso mesmo, em vez de trem ou van, a ideia aqui é ir andando. Quando dominavam a região, os Incas não tinham a opção de trem ou van para chegar a Machu Picchu. Eles precisavam ir a pé, por uma trilha que sai de Ollantaytambo e passa por cima das montanhas até chegar ao templo sagrado. E não pensa que é só colocar a mochila nas costas e ir andando, é obrigatório entrar num grupo para percorrer a Trilha Inca. A caminhada independente não é mais permitida. Para percorrer a Trilha Inca o viajante tem duas opções:

– Participar de um grupo compartilhado com viajantes de toda parte do mundo e máximo de 16 integrantes. Os preços variam de acordo com a qualidade do serviço oferecido. Geralmente vem tudo incluso no pacote: ingressos, guia, carregadores, comida, cozinheiro, barraca, transporte até o km 82 e ticket de trem de retorno a Cusco.

– Fechar um grupo privativo só para você e seus amigos. Com mínimo de 2 viajantes e também com todos os serviços inclusos.

A Trilha Inca é uma autêntica estrada inca com calçamento de pedras original em boa parte dela. Possui vários sítios arqueológicos ao longo do caminho e era o percurso natural que os incas faziam para chegar até Machu Picchu. A altitude máxima na trilha inca é de 4200m e os dois primeiros dias são um desafio para muitas pessoas. As três pernoites são feitos em barracas. Chega-se a Machu Picchu através da Porta do Sol (Intipunku). Utiliza-se carregadores para levar a comida e os equipamentos de uso comum nos acampamentos. É o trekking mais famoso do mundo.

A quarta e última etapa é de Águas Calientes até Machu Picchu.

Há duas opções:

– Pegar o ônibus até o parque. Há ônibus frequentes, que levam cerca de 30 minutos para chegar a entrada de Machu Picchu.

– Ou ir caminhando pela estrada onde o ônibus passa. A estrada é segura e pode-se ir caminhando em zigue-zague por ela ou cortar caminho pelas escadinhas que cortam a estrada. É comum ver pessoas subindo e descendo por ali.

É necessário passaporte e visto para viajar ao Peru?

Brasileiros não precisam de passaporte e nem de visto para entrar no Peru. Apenas o RG recente e em bom estado é suficiente para visitar o país.

Tenho que tomar alguma vacina para viajar ao Peru?

Não é necessário tomar a vacina contra a febre amarela para visitar o Peru, mesmo em áreas de selva, porém, a mesma é recomendada.

Devo levar Real, Dólar ou Euro?

A moeda vigente no Peru é o Nuevo Sol. A melhor moeda para levar é o dólar, a moeda é muito bem aceita em lojas e restaurantes. A troca do dólar pode ser realizada em bancos e na maioria dos hotéis. Os cartões de crédito internacionais também são aceitos em todos ambientes comerciais.

Quanto custa uma viagem para Machu Picchu?

O custo da viagem depende de muitas variáveis, como o roteiro que você pretende seguir, a duração da viagem e o conforto.

Aqui na Deu Viagem temos consultores especialistas em viagem de aventura em especial Machu Picchu, podemos te ajudar sem compromisso e até montar um pacote personalizado para você ter segurança de quanto vai gastar. Entre em contato pelo WhatsApp, basta clicar aqui. Ou preencha o formulário aqui embaixo.

Hora de viajar

Agora que você sabe tudo sobre Machu Picchu, é hora de começar a escolher a data e planejar sua viagem!

Sua próxima grande aventura começa aqui, na Deu Viagem!

compartilhe

Solicite sua cotação