Turismo Juazeiro do Norte Ce

O município do Estado do Ceará, Juazeiro do Norte, é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular do Ceará.

São milhares de fiéis que vão todo ano até a cidade, para pagar promessas ou rezar em memória de Padre Cícero. Nos dias 20 de março e 20 de julho, datas de nascimento e morte de Padre Cícero, o movimento é grande e também no mês de setembro, época em que acontece a Festa de Nossa Senhora das Dores. O principal evento, contudo, é o Dia do Romeiro, com procissões, missas e aceno de chapéus de palha, que acontece no dia primeiro de novembro.

O cartão postal de Juazeiro do Norte é a estátua do “Padim Ciço”, o que não poderia ser diferente. A estátua fica na Colina do Horto, com 25 metros de altura, proporcionando uma vista panorâmica, além de ter uma capela e um museu no local, com acervo de fotos e objetos relacionados à vida do padre.

Os peregrinos ainda fazem uma visita a matriz de Nossa Senhora das Dores, a capela do Perpétuo Socorro, onde o padre foi enterrado e ao santuário do Coração de Jesus. Outros locais para visitação são a Muralha da Guerra de XIV, a Via Sacra e o Museu Vivo da Cultura Popular Nordestina.

Para fazer compras, o lugar certo é o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, com esculturas de barro e madeira. São várias as peças religiosas vendidas por ali e também nas lojinhas próximas aos santuários e às igrejas.

A culinária de Juazeiro oferece pratos típicos, como o baião-de-dois com pequi, além da carne de sol com macaxeira, mugunzá salgado, queijo da terra, charque e mocotó de boi.

compartilhe

Solicite sua cotação