Turismo Jalapão em Tocantins

O Parque Estadual do Jalapão, situado no Estado do Tocantins, é conhecido como o deserto brasileiro, isso devido às montanhas de areias que formam dunas enormes e pela densidade demográfica local, com apenas 0,8 habitante por km². Apesar do clima de deserto, a cidade é uma das mais bonitas do Brasil.

Jalapão é o local ideal para se aventurar e desligar do mundo, já que os celulares não pegam e não existem orelhões. Para conhecer melhor a região o ideal é contratar uma agência de viagens que irá montar todos os roteiros.

A expedição começa a bordo de veículos 4×4 que exploram áreas preservadas, a cachoeira da Velha, as Dunas, o Fervedouro e o Mirante, todos distantes entre si.

Jalapão é muito quente, por isso é importantíssimo se hidratar sempre. Mas o calor, o cansaço e o sacolejo no 4×4 compensam diante das belas paisagens pelo qual se passa, são águas cristalinas, quedas d’água e o espetacular pôr do sol visto do alto das dunas de areia alaranjada. Quem curte uma aventura mais radical poderá fazer rafting no Rio Novo.

As cachoeiras de Ponte Alta do Tocantins são a sensação da região, ficam logo na entrada da cidade. As mais movimentadas são as da Talha do Brejo do Boi, a do Soninho e a da Fumaça.

Não deixe de ver o artesanato em capim dourado produzido na comunidade quilomba de Mumbuca.

compartilhe

Solicite sua cotação