Turismo Cuiabá MT

Cuiabá, capital do Mato Grosso é um dos grandes polos de agronegócios, sendo muito frequentada por empresários desse ramo e oferece uma boa infraestrutura em serviços e hospedagens.

A cidade tem a fama de ser muito quente, com os termômetros batendo na casa dos 30°C o ano inteiro, porém em junho e julho, chove muito pouco e as noites são muito agradáveis.

A Praça Popular é o ponto de encontro e reúne os bares mais badalados da região. Conhecer alguns do melhores restaurantes da cidade é obrigatório. O melhor restaurante do Centro-Oeste fica aqui, o Mahalo, sofisticado do ambiente ao cardápio contemporâneo. O Al Manzul é um dos melhores de cozinha árabe do Brasil.

Quem não abre mão de conhecer as delícias típicas das cidades, encontrará em Cuiabá os rodízios de peixes, que trazem mojica de pintado (um ensopado à base de mandioca), costela de pacu frita, pintado a milanesa grelhado e como acompanhamento: farofa de banana, pirão, salada e arroz. E para a sobremesa, o docinho tradicional, furundu, feito com mamão verde, rapadura e canela.

O centrinho tem atrações turísticas bacanas, como a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho. Por ser uma cidade quente a maioria dos passeios culturais como museus, igrejas e casas culturais funcionam apenas à tarde, a partir das 15 horas.

O Sesc Arsenal é um dos cartões postais da cidade, e vale a pena a visita, contudo,  só funciona na parte da tarde. A Casa do Artesão é um excelente passeio que pode ser feito pela manhã, um casarão de 1910 dividido em salas para a venda de artesanato. Em cada ambiente, uma temática, sendo possível encontrar de cerâmicas a licores caseiros, artefatos indígenas, doces e tecelagem.

O grande destaque mesmo encontra-se nos arredores. Cuiabá fica apenas a 70 quilômetros do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que tem paredões de rochas alaranjadas, cachoeiras e a maior gruta de arenito do Brasil, com 1550 metros de extensão. E a 100 quilômetros da capital fica o Pantanal Norte, onde se localiza o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense.

Cuiabá recebeu a Copa do Mundo de 2014 no estádio Arena Pantanal que possui 42.968 assentos e teve quatro jogos na primeira fase.

compartilhe