Turismo Chapada dos Guimarães MT

A Chapada dos Guimarães, localizada no Mato Grosso, faz parte de um Parque Nacional de mesmo nome, que preserva uma formação de cerrado e chapadões repleta de cachoeiras, cavernas, cânions, corredeiras e pinturas rupestres, atraindo turistas de todo canto do país.

Além da natureza magnifica, a Chapada oferece bons restaurantes, pousadas aconchegantes e uma pracinha que funciona como feira de artesanato durante o dia e ponto de encontro durante a noite, nos fins de semana.

As diversas trilhas podem ser exploradas de bicicleta ou a pé e elas irão levar a locais raros e estonteantes. As pedras avermelhadas vistas pelo caminho são de vários tamanhos e formas e se sobrepõe formando pontes, esculturas, desenhos e totens.

O cartão-postal da Chapada, a cachoeira Véu da Noiva, possui queda de 86 metros que se forma dentro de uma larga garganta moldada pelas águas entre os chapadões. A queda pode ser vista através de um mirante que fica próximo à entrada do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Lá embaixo, existem poços de águas cristalinas, mas os banhos são proibidos.

Os que buscam aventura, irão encontrar na pesada trilha que leva ao Morro São Jerônimo, o mais alto da região com 836 metros de altitude. A trilha para lá possui trechos íngremes nos seus 16 quilômetros, são cinco horas de caminhada e trinta minutos de escalada. Chegando ao topo a paisagem é panorâmica e belíssima, além das várias atrações vistas pelo caminho como a Casa de Pedra, Jacaré de Pedra, Totem, Mesa do Sacrifício, etc.

Do lado de fora do parque há também muitas belezas naturais, como as cavernas Aroe Jari, com uma gruta enorme de arenito com inscrições rupestres; o Kiogo Brado; a Lagoa Azul com suas águas transparentes, onde o mergulho é proibido; e a Cidade de Pedra com rochas pontiagudas que lembram castelos medievais.

O Mirante do Centro Geodésico merece ser visitado, ali a vista é de morros e planície pantaneira, além de um lindo pôr-do-sol.

Diante de tanta beleza, reserve ao menos três dias inteiros para visitar as atrações da Chapada dos Guimarães.

compartilhe

Solicite sua cotação