Turismo Chapada Diamantina BA
Chapada Diamantina é a prova viva de quem nem só de praia a paisagem da Bahia é formada. Aqui se vê cenários incríveis com cachoeiras, cânions, grutas e vales. A natureza está presente em quase todas as suas formas pela área de 70 mil quilômetros quadrados.
A maior parte da beleza fica no Parque Nacional da Chapada da Diamantina, o local possui 1.500 quilômetros quadrados e abrange algumas cidades da região, como Lençóis, Vale do Capão, Andaraí e Mucugê. Além, de alguns dos principais cartões postais da cidade que merecem ser visitados: cachoeira da Fumaça, a mais alta do Brasil e o Morro do Pai Inácio, com 1.120 metros de altitude, e uma vista panorâmica incomparável da Chapada, o pôr-do-sol fica ainda mais belo visto lá do alto.
Lençóis é uma das principais cidades da Chapada, possui em seu casario colonial e suas ruas de paralelepípedo pousadas, restaurantes e agências que oferecem passeios pelo parque.
Quem curte trilhas não pode deixar de fazer a caminhada de cinco dias pelo Vale do Paty. A travessia tem 70 quilômetros e é surpreendente em toda sua extensão. Não é por menos que essa travessia é considerada a mais bonita do Brasil, com seus platôs, vales, poços, grutas e quedas d’água.
Não perca a oportunidade de vislumbrar o Poço Encantado que fica escondido no fundo de uma caverna. Seu acesso é feito com auxílio de cordas e suas águas são transparentes e azuladas. Não é permitido nadar no local.
Se o seu objetivo é nadar em uma caverna, vá até o Poço Azul. Com profundidade de aproximadamente 16 metros, água transparente e permissão para flutuar em alguns pontos. O passeio é acompanhado por guias.