Turismo Campina Grande PB

Campina Grande, município do Estado da Paraíba, é considerado um dos principais pólos industriais e tecnológicos do Nordeste. É em junho que a cidade fica cheia, quando começam as famosas e concorridas festas juninas. A festança dura todo o mês e reúne nativos e turistas no Parque do Povo, uma praça enorme, com várias barracas de comidas típicas espalhadas.

A Ilha do Forró reúne três ilhas: Forró Zé Marcolino, Forró Zé Lagoa e Arraial Luiz Gonzaga. São nessas ilhas que as quadrilhas e grupos populares se apresentam durante todo o mês de junho.

A viagem de uma hora e meia no Trem do Forró, que vai da Estação Velha até o município de Galante, acontece nos fins de semana e é uma ótima opção. A festança rola solta dentro dos vagões, ao som da sanfona, zabumba e triângulo. Além de poder apreciar a linda vista pelo trajeto, o trem faz paradas estratégicas nos locais onde as festas juninas são mais animadas. A diversão é garantida, com muito forró pé de serra, e comidas típicas.

Para apreciar a cultura vá até a Galeria de Arte Assis Chateaubriand, com obras de Pedro Américo e Portinari; ao Museu Histórico, com exposição de fotos, mapas e documentos sobre o desenvolvimento da região; ao Museu de Algodão, que fica no local onde funcionou a antiga estação ferroviária e conta a história do algodão, matéria prima que impulsionou o desenvolvimento da economia da cidade e Campina Grande no início do século XX.

Além de ser a terra da festa junina, Campina Grande também é a terra da carne de sol. O prato é servido frito ou assado e vem acompanhado por manteiga de garrafa, vinagrete, pirão de leite, farofa d’água, macaxeira e feijão verde.

A 46 quilômetros do Centro fica o Sítio Arqueológico do Ingá, a pedra de quase quatro metros de altura com dezenas de símbolos entalhados vale a visita.

compartilhe

Solicite sua cotação