Turismo Bento Gonçalves RS

A cidade de Bento Gonçalves, localizada na Serra Gaúcha, se destaca por ter a melhor safra de vinhos fabricadas no Brasil, além de ter ganho alguns prêmios internacionais. As referências à Itália estão presentes na alegria do povo, na mesa farta, nos bons vinhos, nos costumes, folclore e na bela arquitetura.

Conhecer as vinícolas da cidade é passeio obrigatório. O Enoturismo é uma atividade que leva os visitantes ao Vale dos Vinhedos, proporcionando uma belíssima paisagem vitivinícola nas quatro estações. Um verdadeiro mergulho na cultura da imigração italiana, além de poder desfrutar da boa culinária e de fazer degustações de vinhos brancos, tintos e espumantes.

Depois das degustações conheça o roteiro Caminhos de Pedra, um vila repleta de construções em madeira e pedra. Ali é possível observar as atividades que são desenvolvidas nessas propriedades, como a moagem da erva-mate, a elaboração de produtos à base do leite de ovelha e a preparação de massas. O Caminhos de Pedra conta também com vários restaurantes que servem pratos italianos.

Não deixe de visitar o Vale do Rio das Antas, com a fundição do Rio das Antas e a paisagem tropical do Vale. A vista é magnifica e você poderá usufruir da serra, do vale, de cachaça, massa, rapadura e claro de um bom vinho. Os amantes de esportes radicais não podem deixar de praticar trekking e rafting.

A Maria-Fumaça é uma excelente opção para adentrar a história e cultura da região. São 23 quilômetros de viagem, em uma locomotiva do século XIX, que leva até o município de Garibaldi. No trajeto tem shows folclóricos e degustações de queijos, vinhos e espumantes que tornam o passeio único e inesquecível.

O Centro da cidade oferece outros atrativos, como os prédios históricos da Via Del Vino. Conheça a Igreja Metodista, Igreja Santo Antônio, Igreja São Bento, Igreja Cristo Rei, o Museu do Imigrante e ainda o parque temático Epopéia Italiana.

A culinária de Bento Gonçalves é farta e saborosa e sua especialidade é o galeto. A ave normalmente é acompanhada por polenta, sopas ou massas. Os queijos e vinhos, marca registrada da cidade são produzidos na região e servidos nos restaurantes.

compartilhe

Solicite sua cotação