Turismo Belém PA

Belém, a capital do Pará, reúne em um só lugar várias atrações, da natureza à arquitetura, além, claro da boa gastronomia. Os rios e parques são cercados pela fauna e flora típicas da floresta Amazônica. A arquitetura é um mergulho na história e na arte.

O abandonado conjunto de armazéns do porto, Estação das Docas, foi todo reformado e é um lugar que merece uma visita, um belo espaço gastronômico e cultural, com restaurantes, bares, exposições de cinema e arte. O antigo presídio de São José também foi restaurado e hoje é conhecido como Polo Joalheiro, onde abriga a Casa do Artesão e o Museu das Gemas do Estado. Não poderia faltar à casa das Onze Janelas, o antigo hospital militar que hoje é uma bela galeria de arte.

A visita ao Theatro da Paz é obrigatório, principalmente aos domingos quando há uma feirinha de artesanato no local. A construção fica na Praça da República e tem uma bela arquitetura neoclássica.

As igrejas ponto de entrada e saída da maior procissão católica do país, o Círio, Catedral da Sé e Basílica de Nazaré, não podem ficar de fora do roteiro.

Impossível falar de Belém e não pensar no Círio de Nazaré, o pato no tucupi e o mercado Ver-o-Peso. O mercado é um dos cartões postais da cidade e ponto de encontro dos moradores, e um dos lugares mais visitados pelos turistas. Ali você encontrará os sabores exóticos da região. Nas barraquinhas tem frutas, temperos, ervas, o tacacá, um caldo feito com tucupi, camarão seco e muito mais.

A gastronomia da capital paraense é rica, variada e exótica. São diversos restaurantes estrelados, bares e barraquinhas nas esquinas. Os pratos típicos como o pato no tucupi (goma de mandioca), o tacacá e camarão seco, são servidos fervendo, mesmo com as altas temperaturas da região. Para a sobremesa as frutas regionais pupunha, bacuri, cupuaçu, muruci, ou o famoso sorvete Cairu, uma mistura de açaí com tapioca, ótimo para refrescar depois de um prato quente.

Aproveite a estadia para fazer um dos mais tradicionais passeios da região, o de barco, que circula pelo rio Guamá e seus afluentes. O tour passa pelas comunidades ribeirinhas, por palmeiras, seringueiros e andirobeiras.

compartilhe