Turismo Algodoal PA

Algodoal é uma Área de Preservação Ambiental, dividida em quatro vilas, sendo a Ilha de Algodoal a maior, localizada no município de Maracanã, na região do Salgado. São 19 quilômetros quadrados de praias que oferecem atrativos como trilhas ecológicas, passeios de canoa, pesca esportiva e manguezais. As praias com areias finas e brancas, coqueirais, cajueiros, currais-de-pesca e dunas cobertas de restinga trazem todo o charme da ilha.

A região tem um clima rústico e simples, com suas ruas de terra batida e casas de alvenaria. Aqui o acesso de veículos é proibido. As belezas da ilha somente poderão ser exploradas a pé, de carroça ou barco. Os restaurantes e pousadas também são muito simples, mas a hospitalidade é excelente.

A principal praia é da Princesa, que chegou a ser considerada uma das dez mais interessantes do Brasil, pela revista americana, Time. Nos meses de fevereiro e junho é possível desfrutar ainda de uma belíssima lagoa.

O Lago da Princesa é um passeio imperdível, existem duas trilhas que levam até lá, uma mais plana, a mais utilizada, e outra mais íngreme com várias dunas. O Lago é lindo, rodeado por ajurus e cajueiros.

A praia de Caixa d’Água fica em frente à vila de Algodoal e possuem vários estabelecimentos que funcionam mesmo em época de baixa temporada. Em caso de maré baixa a recomendação é que não entre no mar para banho.

Aproveite para conhecer também a Pedra Chorona que faz parte do folclore local. Os nativos mais antigos acreditavam que a pedra realmente estava chorando, por ver a água brotando dela, quando na verdade tratava-se de um olha d’água. O passeio até lá poderá ser feito de carroça ou barco a motor.

A alta estação é o único momento que o sossego não toma conta da ilha. As praias ficam movimentadas e os quiosques vendem petiscos típicos como caldeirada e peixe frito. Os surfistas também aproveitam as boas ondas nas praias Princesa, Grande, Ipomanga, Romana, Crispim e Sino.

As noites são divertidas e animadas ao som dos ritmos regionais tecnobrega e carimbó e muito reggae.

compartilhe

Solicite sua cotação