Turismo Alcântara MA

Se existe um lugar que vive história, esse lugar chama-se Alcântara, município do Maranhão. A cidade possui mais de 300 construções coloniais, muitas em ruínas como o cartão-postal da região, a Matriz de São Matias.

A melhor forma de chegar até a cidade é através de barco, vindo de São Luís, a viagem dura cerca de uma hora e vinte minutos. Do porto, o acesso é pelas calçadas de pedras coloniais e a paisagem da Ilha do Livramento, com praia deserta que se tem dali é belíssima.

Passeando por Alcântara pode se ver sobrados, palácios e igrejas que remetem ao século XVIII, além de casas antigas que pertenceram aos barões.

Já na parte alta do município, vislumbra-se a Praça da Matriz que traz todo o significado do apogeu e decadência da região. A Igreja Nossa Senhora do Carmo é do século XVII e possui um esplêndido altar em estilo barroco; e as delícias típicas da região, como o doce de espécie, feito com coco, farinha de trigo, açúcar torrado e cravo que são vendidas pelas janelas do casario.

Alcântara fica movimentada nos meses de maio e agosto, quando ocorrem as festas do Divino e Tambor-de-Crioula.

Depois de conhecer a parte histórica da cidade, vá até a praia deserta da Ilha do Livramento ou na movimentada praia da Baronesa, próxima ao Centro.

Aqui é o local perfeito para fazer um bate-e-volta direto de São Luís, em um dia na cidade da para aproveitar o que de melhor ela tem para oferecer.

compartilhe

Solicite sua cotação