Tulum: Saiba mais sobre o destino queridinho

Tulum é um destino turístico ainda não tão popular entre os brasileiros que viajam para o México, assim como é Cancun, por exemplo. Mas não por falta de atrativos ou belezas que encantam, mas, talvez, por falta de informações a respeito desse lugar que, sem sombra de dúvidas, vale muito a pena conhecer.

Por isso, preparamos este artigo com várias dicas e informações sobre Tulum, que virou o destino queridinho dos famosos e se você continuar na leitura vai logo entender por quê.

Onde fica Tulum?

Tulum é uma cidade na costa das Caraíbas da Península de Iucatã, no México. Situada no estado de Quintana Roo, na região da Riviera Maya, é conhecida pelas praias e ruínas bem preservadas de uma antiga cidade portuária maia, além de ser banhada pelo incrível mar do caribe.

Tulum está localizada a 130 km de Cancun, que é bom ressaltar que não faz parte da região conhecida como Riviera Maya, apesar de ser um dos destinos mais visitados do México, e a 65 km de Playa del Carmen. Tulum é o lugar mais hippie chic da Riviera Maya.

Como Chegar a Tulum

O jeito mais comum de chegar a Tulum, se você está indo do Brasil para o México, é partindo da Cidade do México, lá você pode pegar um voo, ou ir de ônibus, via Playa del Carmen ou Cancun.

A distância entre a Cidade do México e Tulum é de 1.223 km, portanto, não são locais próximos, o que prolonga o trajeto de uma cidade à outra.

O que fazer em Tulum

A principal atração de Tulum são as Ruínas Maias localizadas à beira-mar.

A cidade também possui um extenso litoral com muitos bares e restaurantes, considerada uma das praias mais bonitas do México e do mundo, além dos incríveis cenotes, que são poços naturais de calcário com uma beleza indescritível.

Ruínas de Tulum

As ruínas de Tulum são as principais atrações da cidade e é parada obrigatória para quem vai para esse destino. O sítio arqueológico, situado sobre um penhasco, remonta ao século 6, e é impossível não se impactar vendo toda aquela grandeza rodeada de um mar de cor exuberante.

As ruínas ficam bem próximas do centro de Tulum (Tulum Pueblo) e é muito fácil visitá-las.

São 4 as maiores e principais ruínas da região: Tulum, Cobá, Chichén Itzá e Ek Balam. Nem todas ficam exatamente em Tulum, algumas ficam na região de Cancun e proximidades, mas, se você tiver um tempinho a mais, vale muito a pena conhecê-las.

Praias de Tulum: uma beleza sem igual

Tulum possui um dos litorais mais lindos da Riviera Maya e do México. São cerca de 10 km de litoral de um mar absurdamente lindo, com hotéis, bares, restaurantes e beach clubes em praticamente toda extensão.

A areia branquinha contrasta com o mar de águas límpidas e esverdeadas. Um visual de tirar o fôlego, sem dúvidas.

As praias de Tulum levam um tom rústico-natural, que as diferenciam bastante das modernas praias de Cancun e Playa del Carmen, mas, apesar da rusticidade e do ambiente descolado, os preços não são tão camaradas assim.

Em alta temporada, a consumação mínima nesses bares e restaurantes da orla de Tulum pode chegar a 50 dólares por pessoa.

O acesso à praia geralmente não é livre. Embora haja alguns pontos de praia pública (com acesso livre), na maior parte, o acesso só é possível pelos hotéis, restaurantes e bares.

Os estabelecimentos acabam tendo duas frentes. Uma voltada para a praia e a outra para a rua de trás da praia.

São praias incrivelmente belas, que vão do rústico ao chique e descoladas por essências. Você pode deliciar uma boa gastronomia, um drink e curtir o som de Djs, inclusive internacionais, que, não raro, fazem set em algum beach club por lá.

Conheça os cenotes

Os cenotes são uma espécie de cavernas calcárias inundadas por água cristalina e doce. A condição geológica da região é responsável pela diversidade de cenotes no México.

E na região da Riviera Maya, o que não faltam são opções de lindos cenotes para você conhecer.

São milhares de cenotes na Península de Yucatán e alguns dos melhores ficam próximos de Tulum.

Ter a experiência de visitar um cenote é uma das coisas mais incríveis que você pode fazer na vida. É surreal.

Melhor época para ir a Tulum

Uma dúvida bastante recorrente para quem começa a se programar para ir a Tulum é saber a época ideal para viajar.

Antes de mais nada, é preciso entender que naquela região é preciso se atentar para as temporadas de furacão.

Oficialmente a temporada de furacões vai de Julho à Novembro, mas a maioria dos furacões ocorre nos meses de Agosto e Setembro. Apesar de a chance de um furação ocorrer ser bastante pequena ( o último foi Wilma, em Cancún, no ano de 2005), ela existe, então se você não quer se arriscar, evite os meses de julho a novembro.

Vale ressaltar também que, ao contrário do Brasil, o verão no Caribe vai de Junho à Setembro e o inverno de Dezembro à Março.

Abril e Maio são bons meses. Chove pouco, após a Páscoa é baixa temporada (os preços estão mais baixos) e as temperaturas estão boas.

Junho e julho também são boas opões, são meses quentes, apesar de chover um pouco mais e, apesar de ser o início da temporada de furacões, é pouco provável que ocorra.

Agosto, Setembro e Outubro apesar de serem meses quentes é a pior época, já que as chuvas são mais constantes e são os meses com a maior incidência de tempestades e furacões. É o período mais barato.

Novembro chove menos que Setembro e Outubro. O risco de tempestades e furacões é menor.

Dezembro e Janeiro são meses da alta temporada, com chuvas médias e temperaturas menos quentes. Os preços estão mais caros.

Conclusão

Se você chegou até aqui na leitura deste artigo viu que Tulum deve, sim, entrar para a sua lista de locais para viajar.

Muita cultura e uma boa dose de diversão aguardam por você nesse destino que, não por acaso, virou a sensação de muitos famosos por aí.

Se você se interessou e quer saber mais sobre esse e outros destinos, fale com a gente! Somos uma agência que entrega aos nossos clientes as melhores experiências de viagem.

Entre em contato e tire todas as suas dúvidas!

E você, conhece Tulum? Deixe o seu comentário e não esqueça de compartilhar o nosso conteúdo.

compartilhe

Solicite sua cotação