Restrições de viagem internacional

Diante o cenário brasileiro durante a pandemia do covid-19 com a média móvel de cerca de 3 mil registros de mortes por dia, a circulação dos brasileiros para outros países se torna cada vez mais inacessível. O número de países que possuem livre circulação com o Brasil sem restrições é tão baixo, que se torna mais simples listar os países com livre acesso, que listar as federações com restrições em voos interligados com o Brasil. 

Atualmente são apenas oito países com restrições leves ou nenhuma restrição para a entrada de brasileiros, são eles: México, Costa Rica, Nauru, República Centro Africana, Albânia, Afeganistão, Macedônia do Norte e Tonga. 

O país que mais tem recebido brasileiros entre os listados acima é o México. No momento, o teste negativo para a covid e a quarentena não são exigidos. Além destas facilidades para a admissão de brasileiros, passageiros que desejam ir para os Estados Unidos podem realizar a quarentena exigida no México, e essa tem sido a alternativa de muitos brasileiros que desejam ou precisam visitar o país norte-americano. 

Há, também, países em que a entrada de brasileiros é permitida seguindo algumas restrições moderadas. É o caso das Ilhas Maldivas, África do Sul, Egito e Montenegro, que atualmente exigem apenas o resultado negativo do teste para a covid-19. Em Cuba a entrada é permitida, sendo passível a cobrança de uma taxa sanitária e a exigência de exame para a covid-19 durante a chegada no país. Japão, Austrália e Índia não permitem a entrada de brasileiros nem pessoas advindas do Brasil, a não ser que os passageiros possuem a cidadania ou residência no determinado país. 

Encontra-se ainda a situação em que a entrada do cidadão brasileiro não é proibida, mas sim que o viajante não tenha permanecido ou transitado pelo Brasil nos últimos 10 ou 15 dias, seja ele brasileiro ou não. É o caso do Reino Unido e dos Estados Unidos, respectivamente. A exceção a essas regras se aplica a cidadãos residentes permanentes no país referido, entre outras poucas exceções. 

Diferente do citado acima, se tratando dos 27 países da União Europeia o marcador não é o país de onde o viajante vem, e sim sua nacionalidade. Dentro da União Europeia só é permitida a entrada de brasileiros que possuem a dupla nacionalidade europeia, ou que residam legalmente em um desses países. Exceções se aplicam para viagens justificáveis, como para passageiros com a finalidade de estudar, motivos familiares imperativos, por vínculo empregatício, etc. 

O país mais recente a decretar a suspensão de voos com o Brasil é a França, decisão anunciada dia 13 de abril pelo primeiro-ministro francês Jean Castex. Sem previsões até o momento, o trânsito entre os dois países está interrompido. 

Quanto às viagens para a China, até mesmo estrangeiros que possuam visto permanente podem ter a entrada negada. 

compartilhe

Solicite sua cotação