Itaúnas, Espírito Santo
A pequena vila próxima ao norte do Espírito Santo, chamada Itaúnas, não é um local para se procurar passeios todos os dias e tentar explorar lugares inexplorados. A graça e o charme da cidade está na própria vila. Ali o forró e a azaração rolam solto até o amanhecer, tem-se a praia mais bonita e com melhor infraestrutura e onde estão os principais acessos para conhecer as belezas naturais do Parque Estadual.
A maioria dos atrativos da cidade se concentra no Parque Estadual. São 3.600 hectares que protegem praias, riachos, dunas, restingas e manguezais. O local é ótimo para cavalgadas, caminhadas, passeios de bugue, jipe, bicicleta e canoa.
O forró é tão forte na região que é cenário do Festival Nacional de Forró, atraindo os amantes da dança no mês de julho para a cidade.
Para encarar as trilhas, dunas e estradas de chão, é melhor que esteja descansado. Para chegar à praia de Itaúnas é preciso escalar um monte de areia que passa de 20 metros. Já a de Riacho Doce tem acesso após dez quilômetros de caminhada ou dezessete quilômetros pelas estradas esburacadas de chão, e é considerada uma das praias mais bonitas da região, excelente para relaxar. Logo adiante a praia de Costa Dourada é contornada por falésias gigantes.
Uma maneira interessante de conhecer as dunas é através de cavalo, jipe, bugue e canoa. Os tours motorizados levam às praias de Riacho doce e Costa Dourado; e as embarcações sobem pelo rio Itaúnas e continuam pelo rio Argelim.
Quanto à gastronomia, ela não é sofisticada, porém a maioria dos restaurantes da vila servem deliciosas comidas caseiras e com preço justo. Dificilmente você encontrará moquecas mais baratas que as de Itaúnas no Espírito Santo e com a mesma qualidade das demais.