Forma de Pagamento no Exterior

Qual a melhor forma para realizar o pagamento no exterior?

As opções para pagamento no exterior são várias: dinheiro, débito, cartão de crédito, cartão pré-pago ou até mesmo saque, dentre todas essas opções é bom ficar atento ao que lhe trará mais benefícios, principlamente pelo fato do IOF ter aumentado de 0,38% para 6,38%.

Todas as formas de pagamento no exterior tem os pós e contras, por isso, a primeira dica é combinar mais de uma forma de pagamento, ao menos.

Levar dinheiro em espécie é a forma mais econômica, pois essa é a única opção que o IOF continua 0,38%. Para economizar, procure várias bancos e casas de câmbios e veja o que tem o melhor preço para você. A desvantagem de levar dinheiro é a insegurança, pois em caso de furto não terá a quem recorrer, apenas registrar queixa na delegacia.

Importante saber que a Receita Federal limita valor máximo que poderá sair do país em espécie, sem ser declarado de 10 mil reais por pessoa.

O cartão de crédito tem como vantagem o acúmulo de milhas e a segurança contra extravios e furtos. A grande desvantagem é quanto a imprevisão do dólar, já que apenas no pagamento da fatura é que a conversão para real é considerada, e também o alto IOF de 6,38% e a variação cambial.

Importante desbloquear o cartão para uso no exterior antes de viajar, o desbloqueio poderá ser feito rapidamente por telefone ou internet.

O cartão pré-pago é o menos vantajoso. Para utilizá-lo,  basta comprá-lo, e utilizar a senha que receberá para carregar com o valor desejado, ele funciona como um cartão de débito ou crédito comum, permite saques no exterior e bloqueio em caso de furto ou perda, contudo o IOF de 6,38% também vale para ele, ele não oferece a vantagem das milhas e poderá correr o risco de não ser aceito em algum estabelecimento no exterior.

O cartão de débito deverá também ser desbloqueado para uso no exterior e terá taxa de 6,38% de IOF. As desvantagens são o fato de haver limite de uso diário e para saques em dinheiro e de não oferecer milhas.

O saque no exterior tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem é que não precisará andar com muito dinheiro no bolso e correr o risco de ser furtado, o saque será feito sempre em moeda local e a conversão feita para reais automaticamente, a desvantagem é o pagamento de 6,38% de IOF por saque. Consulte sempre o banco para saber se existe alguma taxa por saque e qual o limite diário para a retirada.

Veja a forma de pagamento no exterior que acredita ser a mais vantajosa para você e aproveite a viagem.

compartilhe

Solicite sua cotação