Dicas de segurança para a compra da sua viagem

Viajar é mágico, mas na hora de comprar o seu pacote de viagem vale a pena deixar essa magia um pouco de lado e tomar alguns cuidados.

Infelizmente, assim como em qualquer outro segmento, no turismo existem pessoas de má fé.

Acho que aqui todo mundo, ao menos uma vez no ano, já viu noiva sem festa, formandos sem formatura e famílias sem viagem no dia do embarque.

Neste artigo, nós vamos passar algumas dicas para você fazer qualquer tipo de compra com mais segurança. No decorrer do texto, você vai perceber que a internet pode ser sua grande aliada.

Já quero adiantar que seguir essas dicas de forma isolada pode diminuir a eficácia delas. O ideal é que você siga todas e no final do texto explicaremos melhor.

 

Dica 1 – Pesquisa no Google 

A primeira dica é a mais simples. Se você está vendo ao vídeo que fizemos sobre o assunto ou lendo este texto, é bem provável que você conheça o Google.

Pesquise o nome da empresa no Google, simples.

Geralmente as empresas com má reputação no mercado apresentam alguns resultados bem reveladores nessa simples busca.

Você pode ter acesso a muitas informações através de matérias e notícias sobre essa empresa.

 

Dica 2 – Consulte o CNPJ da empresa 

O CNPJ para quem não sabe é um número único que serve para identificar uma empresa.

Geralmente esse número fica disponível no site da empresa, caso não esteja, você pode solicitá-lo.

Se dificultarem ou recusarem te passar o número, já é um grande indício de problema.

Com o número em mãos, você pode acessar ao site da Receita Federal e verificar a situação da empresa.

Nessa consulta você consegue verificar uma série de informações: endereço, nome, telefone, se a empresa está ativa e a data de abertura da empresa.

Tempo de mercado não é garantia de segurança, mas, querendo ou não, acaba significando mais solidez, e isso também é um aspecto importante.

 

Dica 3 – Pesquise as Redes Sociais

Essa é uma fonte valiosa de informações. Hoje a maioria das empresas possui redes sociais.

A primeira coisa que você deve verificar é se a rede social é “aberta”, ou seja, que a empresa permita que pessoas comentem e avaliem a empresa.

Se for aberta, você vai ter acesso a comentário e avaliação de outras pessoas.

Toda empresa vai ter avaliações positivas e negativas, mas o ideal é que a média seja positiva.

Aqui na Deu Viagem a gente usa bastante esse critério na escolha de hotéis para os nossos clientes. Por exemplo, de uma nota de 0 a 5 a gente considera uma nota 4.0 boa e 4.5 muito boa.

 

Dica 4 – Procon e Reclame Aqui 

Outras duas checagens que você pode fazer é no Procon e no site do Reclame Aqui.

O Procon a maioria das pessoas já conhece, já o Reclame Aqui é um site onde o consumidor registra queixas sobre uma empresa.

Dificilmente uma empresa vai ser unânime e agradar a todo mundo. O que precisa ser considerado é a média da empresa e o comportamento dessa empresa diante uma queixa ou reclamação. O Reclame Aqui, além de registrar a reclamação do consumidor, registra a resposta da empresa e o desfecho da reclamação.

Loja física, pagamentos Voucher

Se você fez todas as checagens e ainda ficou em dúvida? Visite a loja física! Todas as dicas que demos aqui ajudam muito, mas a sua percepção ao visitar o local conta ainda mais. Se você visitou e não se sentiu seguro, procure outra empresa.

Em relação ao pagamento se você for fazer depósito ou transferência bancária para pagar o seu pacote, não faça em contas de pessoa física, faça somente na conta vinculada ao CNPJ da empresa que você está fazendo a compra.

Feito o pagamento, por transferência ou cartão de crédito, a agência de turismo tem de fornecer a nota fiscal e o voucher do serviço que foi adquirido.

Em 95% dos casos, o voucher é gerado no mesmo dia da compra e deve ser entregue aos passageiros.

Com essa documentação em mãos você pode, por exemplo, consultar a sua reserva diretamente no site da cia aérea. Se por acaso te passarem um documento falso, você já consegue constatar e tomar as devidas providências.

Considerações Finais 

Para finalizar, falaremos agora sobre o que dissemos lá no início do artigo: não seguir essas dicas isoladamente.

Seguir essas orientações de maneira isolada não é tão eficiente.

É claro que existem fatalidades e qualquer empresa pode quebrar e fechar as portas, mas a maioria dos golpes no mercado são praticados por estelionatários.

A preocupação que você tem daí, nós temos também daqui. A gente recebe diariamente tentativas de golpe.

O estelionatário estuda o comportamento do mercado, do cliente e das empresas, e se esforça ao máximo para te passar a impressão de que é seguro fazer negócio com ele.

Eu mesmo já fui vítima de uma pessoa que tinha mais de 15 passagens na polícia e estava em prisão domiciliar, mas por se tratar de uma indicação e ser uma pessoa muito boa de papo, acabei me deixando levar e não fiz as devidas checagens.

Existem maneiras de criar uma falsa sensação de segurança, por isso recomendamos fazer todas as checagens possíveis, e não somente uma.

Se você checar somente as redes sociais e ver muitas avaliações em um único período, e nada de avaliações em outros, pode ser um indício de avaliações falsas.

Em relação ao tempo de mercado da empresa o estelionatário pode adquirir um CNPJ antigo e começar a praticar golpes.

Em relação as checagens de reclamação e avaliações pode ser que leve um tempo até que as pessoas que foram vítimas, comecem a se manifestar.

A cereja do bolo das checagens é, sem dúvida, a visita à loja física. Virtualmente algumas coisas podem ser manipuladas, outras passarem despercebido. Internet é ótimo, mas esse contato olho no olho ajuda muito.

Então é isso! Ficam aqui várias dicas de checagem que, em menos de 10 minutos, você consegue fazer todas pelo celular mesmo.

A última dica é: Só feche o seu pacote de viagem onde o seu coração estiver tranquilo! A sua viagem começa quando você inicia as suas pesquisas e tem que começar bem!

compartilhe

Solicite sua cotação