Bento Gonçalves

Um charme de cidade que já na entrada recebe os visitantes com um enorme barril de vinho em seu pórtico. Bento Gonçalves é uma cidade do Rio Grande do Sul, com quase 100 mil habitantes, colonizada por italianos e que é destino perfeito para quem gosta de degustar um bom vinho em meio às centenas de vinícolas espalhadas pela região.

Bento Gonçalves é a 18ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, mas engana-se quem pensa que o local é voltado para o movimento frenético dos centros urbanos.  Por estradinhas de clima interiorano, não vão faltar pequenas propriedades rurais, agroturismo, parreirais de todos os tamanhos e muitas, muitas vinícolas para que, em tudo isso, o turista sinta o aconchego e o clima intimista da cidade.

Em Bento Gonçalves , o principal atrativo é o enoturismo da região: há passeios pagos e gratuitos por vinícolas. Há vinícolas grandes e pequenas e as maiores costumam cobrar pelo passeio.

Nelas, o turista passa por caves subterrâneas, conhece os rótulos e os processos de produção de vinhos e espumantes. E no final do percurso ainda participa de degustações personalizadas.

Como chegar

O acesso a Bento Gonçalves se dá por meio do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre e, via terrestre, pela ERS-122. A cidade fica a 121 km da capital gaúcha.

Quando ir

O clima é ainda mais intimista e romântico no inverno, se a sua ideia for viajar a dois. Já o verão é propício para acompanhar de perto as colheitas.

Dicas de passeios para fazer em Bento Gonçalves

Vinícola Aurora

Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é a maior e mais premiada vinícola do Brasil. Mais de 1.100 famílias se associaram à cooperativa, sendo a produção orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor – fornecendo toda a assistência necessária.

Maria Fumaça

O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam numa viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.

Parque Cultural Epopeia Italiana

Em 2000 metros de área construída, foram montados nove ambientes que retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. A atuação dos atores e os efeitos especiais de som e luz proporcionam uma maior dinâmica dando vida às réplicas e ambientes. A visita dura aproximadamente 45 minutos.

Museu do Imigrante

Para resgatar a história da Imigração Italiana, o Museu teve quase dez mil itens doados pela comunidade. O Museu possui dois andares e sete salas temáticas onde preserva artefatos, documentos textuais e imagens divididos em: Sala de Gaitas, Arte Sacra, Objetos Pessoais e Ofícios, Quarto de Dormir, Cozinha, Trabalho e Vinho.

Casa do Artesão e do Artista Plástico de Bento Gonçalves

O objetivo da Casa do Artesão e do Artista Plástico é congregar as associações do setor, sediar exposições, servir como local de comercialização de seus produtos e se tornar um ambiente de referência para os turistas, que poderão conhecer a arte e a criatividade de artesão e e artistas plásticos de Bento Gonçalves.

Pipa Pórtico

A Pipa Pórtico é o cartão de visita da cidade, um monumento em formato de barril de vinho (pipa) com 17 metros de altura, construído em 1985, que se encontra na entrada da cidade e anuncia aos visitantes “Você está entrando no mundo do vinho”.

Uma viagem a Bento Gonçalves oferece ainda muito mais experiências além destas. Aqui estão apenas algumas dicas de passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro. Mas se você quiser saber mais sobre esse e outros destinos, fale com a gente! Entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento. Será um prazer colaborar na sua experiência de viagem.

compartilhe

Solicite sua cotação