Bahia é o destino mais procurado por goianos

Os atrativos turísticos do estado da Bahia são os mais procurados por turistas goianos durante as férias de verão. É o que mostra uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em agências de viagens de Goiás. Os estados do Ceará e Alagoas também entraram como preferidos por turistas do Centro-Oeste de maneira geral.

Segundo o levantamento, 46,2% desses turistas preferem os destinos com sol e praia em contraposição aos locais onde não há praia. Outro perfil desses viajantes diagnosticado pela pesquisa é que 48,4%, quase a metade, viajam em família.

Além dos turistas de Goiás que preferiram a Bahia como destino para as férias, a pesquisa elencou ainda a preferência dos turistas do Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que citaram, respectivamente, como destino turístico preferido os estados do Ceará, Alagoas e Bahia.

Perspectiva turística das empresas da região

De acordo com a pesquisa, que trouxe ainda a perspectiva turística das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020, mais da metade, 58,3%, indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.

Para 15,2% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente e 55,3% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Centro-Oeste no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.

A pesquisa

O estudo realizado pelo Ministério do Turismo é feito semestralmente para avaliar a percepção de desempenho, levando em consideração diversos aspectos do cenário atual e projeções futuras, das agências e operadores turísticos. Além disso, a pesquisa tem o objetivo ainda de identificar perfil e comportamento dos turistas, avaliando suas preferências.

Assim, a pesquisa auxilia ainda as empresas da região do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados, podendo perceber que determinadas regiões, por exemplo, não entram nas preferências dos turistas e como fazer para que essa oferta seja mais atrativa.

compartilhe

Solicite sua cotação