Atividade turística no país registrou alta

A atividade turística no país registrou alta de 2,6% em junho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de seis meses, o crescimento foi de 3,1% se comparado ao primeiro semestre de 2018. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Três estados da região Nordeste registraram as maiores altas: Ceará (10,9%), Bahia (6,9%) e Pernambuco (6,5%). Minas Gerais também registrou crescimento expressivo: 5,2% em relação a junho do ano passado.

As atividades que mais impulsionaram o setor de Turismo foram os hotéis, locação de automóveis, além dos serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada. O Ceará foi o estado que teve o melhor desempenho: aumento de 9,9%.

Para o Ministério do Turismo, os números positivos refletem a relevância do setor na economia brasileira.

Destinos Brasileiros

Outro aumento significativo que ratifica o otimismo dentro do cenário turístico no país foi o da procura por destinos brasileiros tanto por parte de turistas internacionais como nacionais. O aumento foi de 30% entre janeiro e junho deste ano. Os turistas nacionais correspondem a 77% da procura, já os outros 23% são visitantes oriundos de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Reino Unido e México.

compartilhe

Solicite sua cotação