10 Dicas para planejar um roteiro inesquecível para Europa

Montar um roteiro talvez seja um das coisas mais difíceis na hora de planejar uma viagem, principalmente para os iniciantes.

E um roteiro para a Europa, é ainda mais difícil, visto que possui cidades maravilhosas, arquiteturas encantadoras, muitos museus interessantes e a cada passo que você dá, você se depara com uma nova história e uma nova cultura. Enfim, é uma infinidade de opções para os turistas.

Pense que a cada nova viagem ao continente europeu como se fosse a primeira, então não tente conhecer tudo em uma viagem de 10 ou 20 dias, caso contrário, você pode passar a maior parte do seu tempo dentro de um avião, trem ou ônibus, deixando de curtir os lugares em si.

A Europa é considerada um berço de cultura, arte e história do mundo e visitar seus países pode ser uma das maiores experiências da sua vida.

Para fazer uma viagem para Europa é preciso ter seu passaporte brasileiro (dentro do prazo de validade).

Não é necessário visto para quem viaja a turismo, por isso, é possível conhecer a Europa por até 90 dias sem visto nos países que fazem parte do Acordo de Schengen, que é uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.

Essas 10 dicas vão te ajudar na hora de organizar sua trip:

1 – Quantos dias você ficará na Europa?
Esse é o primeiro passo para determinar todo trajeto da sua viagem.

2 – Quais países irá conhecer?
Ao todo são 50 países no continente e você precisa saber o que visitar. A sua primeira viagem pela Europa pode ser para os países mais tradicionais (como Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal e Holanda, , por exemplo).

3 – Quantos dias vai ficar em cada lugar?
As grandes capitais precisam de pelo menos três noites. Considere cada dia de deslocamento como um dia meio perdido. Fechar a conta, mudar-se de cidade e se instalar em outro hotel tomam um tempo (e consomem uma energia) muito maior do que imaginamos. Para não se enganar, não leve em consideração o dia da chegada na sua conta de quantos dias ficar em cada lugar.

4 –  Que meio de transporte escolher para se locomover entre os países europeus? Os principais são:  trem, ônibus ou até mesmo avião (há cia aéreas que tornam as passagens bem mais baratas, mas sua mala deve ser pequena para valer a pena).

5 – Por onde chegar e voltar?
Você pode comprar a passagem de ida por um país e a de volta por outro. Se você vai fazer uma viagem de “múltiplos destinos”, compre a passagem de ida até o primeiro destino a ser visitado, e a volta pelo último destino a ser visitado.

6 – Quando comprar a passagem aérea?
Só compre a sua passagem depois que tiver definido todo o seu itinerário, assim é possível comprar a ida para o primeiro país da sua viagem e o retorno partindo do último país da sua lista. Quanto mais cedo você comprar as passagens, melhor, pois você consegue garantir bons preços.

7 – Qual moeda levar para sua viagem pela Europa?
Depende! Em boa parte da europa a moeda utilizada é o Euro, são 19 dos 28 países que fazem parte da União Europeia (UE). No Reino Unido, que é um destino muito visitado por brasileiros, a moeda utilizada é a Libra Esterlina. Já na Suíça, a moeda utilizada é o Franco Suíço.

Por questões de segurança, muitos viajantes preferem levar a maior parte do dinheiro no cartão pré-pago, apesar do IOF mais alto e das taxas pagas a cada saque. É uma boa opção para quem quer viajar com mais segurança.

Já outros preferem levar todo o dinheiro em espécie por causa do IOF melhor. Nesses casos, não deixe de tomar todas as precauções de segurança necessárias.

O cartão de crédito internacional também é uma opção, principalmente para quem não abre mão de ganhar milhas e já começar a garantir as passagens aéreas da próxima viagem. E não se esqueça de avisar ao seu banco sobre a viagem, para que as compras no exterior sejam autorizadas.

8 – É obrigatório seguro viagem?
Sim, para entrar na Europa como turista, contratar um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatório. Se você ficar doente por lá não terá atendimento gratuito e pode ter certeza que o valor pago por uma simples consulta será muito maior do que o do seguro.

9 – É obrigatório reservar hospedagem?
Sim, é obrigatório ter hospedagem reservada para entrar na Europa. O agente de imigração pode solicitar a confirmação da reserva.

10 – Qual é o orçamento disponível?
A Europa é um destino democrático, e serve à todos os gostos e bolsos. Você consegue fazer uma viagem maravilhosa com uma mochila nas costas gastando pouco, e também estará bem servido se o objetivo for turismo de luxo.

A palavra-chave para criar um roteiro para Europa é planejamento. Definir um roteiro com antecedência faz toda a diferença na hora de pegar a estrada. Na dúvida, nossos especialistas estão à disposição para montar um roteiro especial para você.

compartilhe

Solicite sua cotação