MANUAL DE VIAGEM
AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE VIAGEM

Imigração. Uma caixinha de surpresas!

Dois músicos da equipe do cantor Gilberto Gil, o baixista Magno Britto e o técnico de som Thiago Braga foram barrados no aeroporto de Moscou, na Rússia. A imigração alega problemas na documentação dos dois. Mas segundo a produtora Flora Gil, “eles têm a mesma documentação que o restante do grupo, inclusive a de Gilberto Gil que conseguiu entrar sem problemas no País”.

Gilberto Gil, em seu perfil no Instagram, não se pronunciou sobre o assunto, mas fez uma reflexão:

“Eu desenvolvi a noção de que Deus é permanentemente desconhecido. A tentativa de trazê-lo ao plano de conhecimento é uma construção e uma necessidade propriamente humanas. Ele não me diz o que eu devo e o que não devo, quem me diz isso sou eu: o Livre Arbítrio. Ele é o sorvedouro de tudo, onde cabe tudo na vida”.

Já Flora Gil, em seu perfil do Instagram, posta uma reportagem onde fala: Após seis horas, membros da equipe de Gil são liberados em Moscou”.

“Deu certo ✔️ @magnobrito311 e @thiagobragaf soltinhos em Moscou 🇷🇺 🇧🇷”

Segundo nota da produção da Casa Brasil, o cancelamento é “devido a entraves burocráticos entre o Brasil e a Rússia”.

 

Vamos aprofundar mais sobre esse assunto, a entrada do brasileiro na Rússia.


Brasileiro precisa de visto para viajar para a Rússia?

Não. Todos brasileiros que tenham passaporte válido poderão viajar para a Rússia sem visto, e permanecer no país como turista por um período de até 90 dias.

O acordo entre Brasil e Rússia está em vigor desde junho/2010, e prevê a isenção mútua do visto de turismo. A regra vale para vistos de curta duração, com viagens de até 90 dias.

O Governo da República Federativa do Brasil e O Governo da Federação da Rússia, reconhecendo a necessidade de facilitar as viagens entre os nacionais dos territórios de ambos os países, acordam o seguinte:

Artigo 1

1. Os nacionais do Estado de qualquer das Partes, portadores de passaportes nacionais válidos, estarão isentos de visto para entrar, sair, transitar e permanecer no território do Estado da outra Parte por um período não superior a noventa (90) dias, a cada período de cento e oitenta (180) dias, a partir da primeira entrada.

2. Os nacionais do Estado de qualquer das Partes, portadores de passaportes nacionais válidos, devem obter os vistos apropriados segundo a legislação do Estado da outra Parte se pretendem desempenhar qualquer atividade remunerada ou empregatícia, atividades missionárias, trabalho voluntário, estudos, estágios e pesquisa.

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7271.htm

Então por que se ouve tanta reclamação sobre a imigração?

É que eles fiscalizam mesmo, eles olham todas as páginas do seu passaporte, se tiver uma página rasgada, alguma alteração, algo suspeito, você não consegue entrar.

E você tem que preencher um rápido formulário em duas vias. A primeira fica com eles, e a segunda com você. É muito importante manter esse formulário bem guardado, pois tem que entregar ao sair do país.

Vale lembrar: regras de visto podem mudar. Sempre consulte o consulado do seu país de destino antes de viajar. E se permanecer qualquer dúvida, os especialistas em imigração aqui na Deu Viagem podem te auxiliar no que for preciso.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Obrigado por contribuir!

Sim Não

RELACIONADOS.

ACESSE SUA CONTA PARA
TER ACESSO ÀS SUAS COTAÇÕES

Esqueci minha senha Ainda não sou cadastrado

PARA RECEBER A COTAÇÃO
VOCÊ PRECISA SE CADASTRAR

Já sou cadastrado