VIAGEM COM MENOR

Para os menores que viajarão acompanhados dos pais ou responsáveis, não será necessário nenhum outro documento, além do passaporte válido.

Viagem com menor? Saiba como proceder

É o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que exerce a competência de regulamentação para viagens de crianças e adolescentes. A Resolução 131, de 2011 tratou da concessão de autorização de viagem de crianças e adolescentes brasileiros para o exterior.

Viagens Internacionais

Para os menores que viajarão acompanhados dos pais ou responsáveis, não será necessário nenhum outro documento, além do passaporte válido. Nos demais casos, é necessário uma autorização por escrito. Os casos são:

  • Crianças ou adolescentes que forem viajar acompanhados de apenas um dos pais ou responsáveis devem levar autorização por escrito do outro.
  • Crianças ou adolescentes que forem viajar acompanhados de outros adultos devem levar autorização por escrito de ambos os pais ou responsáveis.
  • Crianças ou adolescentes que forem viajar desacompanhados devem levar autorização por escrito de ambos os pais ou responsáveis.

A dúvida é: como fazer essa autorização?

Para isso, a primeira providência é preencher os dados do formulário padrão que pode ser encontrado no portal do CNJ ou da Polícia Federal. Baixe o arquivo em PDF e imprima em duas vias, preencha, assine e leve a autorização a um cartório para o reconhecimento de firma. Importante lembrar que é necessária uma autorização para cada criança ou adolescente.

O prazo de validade deverá ser indicado, caso não conste essa informação, o documento terá validade de dois anos. No momento do embarque uma das vias ficará na Polícia Federal.

O passaporte válido da criança ou adolescente, o termo de guarda ou tutela (se for o caso) devem ser levados junto com a autorização. Mesmo se os pais estiverem presentes no momento do check-in no dia da viagem,  a autorização por escrito é indispensável.

Se a criança ou o adolescente morar no exterior, não precisa da autorização, desde que comprove o local da residência, por meio de Atestado de Residência emitido há menos de dois anos por uma Repartição Consular Brasileira, e desde que viaje com um dos pais. Se não estiver com os pais, é preciso a autorização dos mesmos.

Viagens Nacionais

Em uma viagem nacional, os pais ou responsáveis deverão apresentar carteira de identidade, passaporte, certidão de nascimento ou outro documento com foto, que comprove a filiação ou parentesco com eles.

Crianças menores de 12 anos não podem viajar fora da comarca onde reside desacompanhada dos pais ou responsáveis, sem autorização judicial. Caso a criança esteja acompanhada de um dos pais essa autorização é dispensada.

Conheça mais pacotes de viagem

Conheça estes pacotes

Deu Viagem Agência de Turismo e Viagens em Goiânia. Pacote de viagem, passagem aérea, reserva de hotel, locação de veículo, seguro viagem, traslado/transfer, cruzeiro, guia de viagem.

Quem não quer passagem aérea barata ou um pacote de viagem barato? Programe-se, compre com antecedência e aproveite as promoções.

Principais cias aéreas: GOL, LATAM (TAM), AVIANCA, AZUL, PASSAREDO, AEROLINEAS ARGENTIA, AIR CANADA, AMERICAN AIRLINES, COPA AIRLINES, DELTA AIRLINES, LUFTHANSA, SOUTH AFRICAN, TAP, TURKISH AIRLINES, UNITED AIRLINES.

O que você encontra por aqui: pacotes de viagens para casal com tudo incluso, pacote de viagem para casal, pacotes de viagens para fortaleza, pacotes de viagem internacional, pacotes de viagem para fernando de noronha, agencia de viagens, pacotes de viagens, promoção relâmpago, pacotes internacionais, lugares para viajar barato, melhores destinos, melhores destinos para viajar, lugares para viajar no brasil barato, melhores lugares para viajar internacional, lugares para viajar no nordeste, lugares diferentes para viajar no brasil.

Horário de
funcionamento

09:00 às 19:00

Av. Olinda nº 960 Sala 1701, Ed. Trade Tower. Park Lozandes Goiânia-GO - CEP 74884-120

© 2019-2019. Deu Viagem, Todos os direitos reservados.

Agência de viagens Goiânia WhatsApp