Overbooking

Overbooking é um termo utilizado quando as Cias aéreas por algum motivo, comercializam mais lugares do que se tem disponível.

Overbooking é um termo utilizado quando as Cias aéreas por algum motivo, comercializam mais lugares do que se tem disponível.

Os principais motivos que ocasionam essa situação seriam:

  • Venda de passagens acima do limite disponível de assentos. As companhias aéreas calculam através de um programa de computador o índice médio de “no show” (quando o passageiro não comparece) em cada voo, data e rota. Diante dessa média vende esse percentual de acentos adicionalmente à capacidade do avião, para maximizar a ocupação do mesmo. Contudo, pode acontecer de haver um erro e todas as pessoas comparecerem no embarque, ocasionando assim a falta de assentos para todos, tendo o chamado overbooking.
  • Troca não programada de aeronave. Quando acontece por alguma questão ter que trocar um avião de maior capacidade por um de menor, e quando isso ocorre a empresa precisa acomodar parte dos passageiros e reacomodar os demais em outros voos.
  • Acomodação de passageiros que perderam conexões.
  • Cancelamentos ou junções de voos, quando um ou mais voos são cancelados por algum motivo, como por exemplo, questões climáticas. Nesse caso os passageiros serão reacomodados em outros voos conforme disponibilidade. Nessas situações, poderá ser realizado o overbooking pela companhia aérea, dando prioridade de atendimento aos prioritários.
  • Quando ocorre atrasos de passageiros, a empresa aérea poderá preterir o embarque para atender outros clientes.

Quais as melhores formas de evitar o overbooking?

Primeiro confirme seu voo e reserva na véspera da viagem pelo site ou telefone; faça o check-in com no mínimo 12 horas de antecedência pela internet; não chegue em cima da hora sem ter feito o check-in; overbooking pode ocorrer mesmo após o check-in, por isso a melhor forma é ficar próximo ao portão de embarque e assim que liberar o embarque, embarcar o mais rápido possível, pois em casos de trocas de aeronavas os últimos acabam sempre sendo as vítimas de overbooking; e por fim seja membro do programa de fidelização da empresa, ganhando assim prioridade em casos de overbooking.

Não teve jeito? Foi vítima de overbooking? Veja o que poderá fazer:

  • Antes de aceitar a proposta de reacomodação, proponha uma compensação, como um upgrade de classe ou de assento, hospedagem e alimentação, milhas, dinheiro em espécie e outros.
  • Procure um funcionário e o avise caso tenha uma conexão, dessa forma ele o ajudará a remarcar sem pagar nada a mais por isso.
  • Se a empresa negar a oferecer uma compensação, peça para reacomodá-lo em um voo de outra empresa, como essa opcão é muito desvantajosa para a companhia, logo ela irá oferecer um bom benefício.

Saiba seus direitos, pois normalmente as empresas não são claras quanto a eles. Seus direitos são:

  • Embarcar no próximo voo da mesma empresa, se houver disponibilidade de assentos, para o mesmo destino. A empresa deverá oferecer assistência material;
  • Embarcar no próximo voo de outra empresa aérea, através do endosso, se houver disponibilidade de assentos;
  • Reembolso integral, taxa de embarque incluso. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material;
  • Acomodação ou hospedagem e transporte do aeroporto até o local da acomodação. Tratando-se do local de domicílio, a empresa poderá pagar apenas o transporte do aeroporto até a residência do passageiro;
  • Remarcar o voo sem custo algum para dia e horário de conveniência do passageiro. Nesse caso, a empresa poderá suspender a assistência material;
  • Quando em trânsito ou próximo ao aeroporto de destino, poderá concluir a viagem por outro tipo de transporte, como van, táxi, ônibus, etc.

No Brasil, a responsabilidade do overbooking é integralmente da empresa aérea e cabe a ela prover as opções de assitência e acomodação. Contudo, as companhias não costumam cumprir com os seus deveres, por isso é importante saber seus direitos e exigi-los.

Passo a passo sobre o que fazer caso você seja vítima de overbooking:

  • Escute com atenção a proposta oferecida pela empresa aérea e pense com calma. Não tenha pressa, a não ser que a situação exija;
  • Procure o atendente da companhia aérea, informe o ocorrido e solicite assistência;
  • Verifique na internet ou pelo painel do aeroporto se a solução oferecida pela empresa é a melhor e mais viável, caso contrário, exija outra solução. As empresas têm cópias do “Guia do Passageiro” com um resumo dos seus direitos em caso de atrasos ou cancelamentos;
  • Se por algum motivo o funcionário não resolver seu problema, peça para chamar o supervisor, explique a ele o que ouve e diga que sabe seus direitos, e se o caso não for resolvido, irá procurar a Anac. É normal eles negarem seu pedido, por isso seja coercitivo e insista.
  • Se ainda assim, o problema não for solucionado, procure o Juizado Especial Cível do aeroporto ou a Anac.
  • Recolha o máximo de provas possível, como tirar fotos do cartão de embarque, do painel do aeroporto, etc. Pois, se não houver solução imediata, a melhor forma é entrar na justiça contra a companhia para ter seus direitos assegurados.

Voos nos Estados Unidos:

  • Nos Estados Unidos a prática do overbooking é permitida. A vantagem é que eles buscam voluntários e oferecem uma boa compensação para quem desiste de viajar, tornando o problema imperceptível na maior parte dos casos. É normal perguntarem se você quer desistir da viagem mediante compensação. Faça o que melhor lhe convir.
  • As chances de um overbooking ocorrer numa empresa americana é bem maior que no Brasil. Uma boa oporturnidade para esticar as férias.
  • Voos realizados no final do período de férias do Brasil ou nas voltas de feriados prolongados concentram o maior volume de ocorrências.
  • Entre as empresas norte-americanas que operam voos para o Brasil, a American Airlines é a que mais tem problemas com overbooking (Anac).
  • Caso seu embarque seja preterido, você tem direitos semelhantes ao que possui no Brasil, desde que não aceite outro tipo de compensação por parte da empresa aérea.

Voos na Europa:

  • Na Europa a prática do overbooking é permitida. Os direitos são bem esclarecidos para os passageiros.
  • As chances de um overbooking ocorrer numa empresa européia é bem maior que no Brasil. Uma boa oporturnidade para esticar as férias.
  • Em caso de preterição de embarque, os passageiros podem receber uma indenização, que varia entre 250 e 600 euros, de acordo com a distância do voo, além do direito ao reembolso integral ou assistência da empresa área, semelhante ao que temos no Brasil.
  • Para assegurar seu benefício, aguarde no portão de embarque o encerramento do seu voo, pois a recusa de embarque só fica caracterizada se o passageiro aguardou até o último minuto. Em seguida, dirija-se imediatamente ao balcão de remarcação de passagens.
  • Exija a indenização imediatamente, se tiver direito a ela, podendo receber o pagamento em dinheiro vivo, através de transferência bancária, ou através de vales de viagem e/ou outros serviços com cartões pré-pagos.

 

Conheça mais pacotes de viagem

Conheça estes pacotes

Deu Viagem Agência de Turismo e Viagens em Goiânia. Pacote de viagem, passagem aérea, reserva de hotel, locação de veículo, seguro viagem, traslado/transfer, cruzeiro, guia de viagem.

Quem não quer passagem aérea barata ou um pacote de viagem barato? Programe-se, compre com antecedência e aproveite as promoções.

Principais cias aéreas: GOL, LATAM (TAM), AVIANCA, AZUL, PASSAREDO, AEROLINEAS ARGENTIA, AIR CANADA, AMERICAN AIRLINES, COPA AIRLINES, DELTA AIRLINES, LUFTHANSA, SOUTH AFRICAN, TAP, TURKISH AIRLINES, UNITED AIRLINES.

O que você encontra por aqui: pacotes de viagens para casal com tudo incluso, pacote de viagem para casal, pacotes de viagens para fortaleza, pacotes de viagem internacional, pacotes de viagem para fernando de noronha, agencia de viagens, pacotes de viagens, promoção relâmpago, pacotes internacionais, lugares para viajar barato, melhores destinos, melhores destinos para viajar, lugares para viajar no brasil barato, melhores lugares para viajar internacional, lugares para viajar no nordeste, lugares diferentes para viajar no brasil.

Horário de
funcionamento

09:00 às 19:00

Av. Olinda nº 960 Sala 1701, Ed. Trade Tower. Park Lozandes Goiânia-GO - CEP 74884-120

© 2019-2019. Deu Viagem, Todos os direitos reservados.

Agência de viagens Goiânia WhatsApp