Acompanhante de pessoa com necessidade de assistência especial tem desconto em passagem aérea

Ao viajar de avião, o acompanhante da pessoa com necessidade de assistência especial (PNAE) tem direito a desconto de 80% no valor da passagem aérea.

Ao viajar de avião, o acompanhante da pessoa com necessidade de assistência especial (PNAE) tem direito a desconto de 80% no valor da passagem aérea.  É o que diz a resolução 280/13 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Caso o PNAE necessite de acompanhante durante o voo, a companhia aérea, além de oferecer o desconto, deve garantir ainda que a pessoa que acompanha viaje na mesma classe e no assento ao lado daquele ocupado pelo assistido.

O acompanhante deve ser maior de idade e ter capacidade de prestar auxílio nas necessidades do PNAE. A solicitação deve ser feita com 72h de antecedência e a companhia aérea tem até 48h para responder, por escrito, à solicitação.

Para garantir o benefício do desconto na passagem aérea, é preciso seguir um protocolo. Funciona assim:

1 – Entre em contato com a companhia aérea escolhida para efetuar a compra da passagem ou explique a situação para a sua agência de viagem de confiança. Informe que deseja comprar uma passagem para uma pessoa portadora de necessidades especiais que precisa de acompanhante e que deseja, então, solicitar o desconto previsto por lei.

2- A companhia aérea irá enviar um formulário que se chama MEDIF (formulário de informações médicas), em algumas companhias aéreas, o MEDIF está disponível no próprio site da empresa.

3 – Esse formulário deve ser preenchido pelo médico do paciente, que deve também disponibilizar um laudo que atesta a necessidade de um acompanhante para viagens aéreas.

4 – Encaminhar os documentos reunidos para o e-mail fornecido pela companhia aérea no ato da reserva das passagens e aguardar o retorno, que deve ser feito em até 48h.

É um processo relativamente simples, porém é ideal que você o faça com bastante antecedência da sua viagem para que, caso ocorra algum imprevisto, você tenha tempo hábil para solucioná-lo.

Segue a transcrição da Seção, que dispõe sobre os acompanhantes do PNAE, da resolução 280/13:

Seção III

Acompanhante

Art. 27. O PNAE com deficiência ou mobilidade reduzida deve ser acompanhado sempre que:

I – viaje em maca ou incubadora;

II – em virtude de impedimento de natureza mental ou intelectual, não possa compreender as instruções de segurança de voo; ou

III – não possa atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência

  • 1º Nos casos previstos nos incisos I a III deste artigo, o operador aéreo deve prover acompanhante, sem cobrança adicional, ou exigir a presença do acompanhante de escolha do PNAE e cobrar pelo assento do acompanhante valor igual ou inferior a 20% (vinte por cento) do valor do bilhete aéreo adquirido pelo PNAE.
  • 2º O operador aéreo deverá fornecer resposta por escrito, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, às solicitações de acompanhante previstas neste artigo.

Art. 28. O acompanhante deve ser maior de 18 (dezoito) anos e possuir condições de prestar auxílio nas assistências necessárias ao PNAE, inclusive as previstas no art. 14.

Parágrafo único. O acompanhante deve viajar na mesma classe e em assento adjacente ao do PNAE que esteja assistindo.

Conheça mais pacotes de viagem

Conheça estes pacotes

Deu Viagem Agência de Turismo e Viagens em Goiânia. Pacote de viagem, passagem aérea, reserva de hotel, locação de veículo, seguro viagem, traslado/transfer, cruzeiro, guia de viagem.

Quem não quer passagem aérea barata ou um pacote de viagem barato? Programe-se, compre com antecedência e aproveite as promoções.

Principais cias aéreas: GOL, LATAM (TAM), AVIANCA, AZUL, PASSAREDO, AEROLINEAS ARGENTIA, AIR CANADA, AMERICAN AIRLINES, COPA AIRLINES, DELTA AIRLINES, LUFTHANSA, SOUTH AFRICAN, TAP, TURKISH AIRLINES, UNITED AIRLINES.

O que você encontra por aqui: pacotes de viagens para casal com tudo incluso, pacote de viagem para casal, pacotes de viagens para fortaleza, pacotes de viagem internacional, pacotes de viagem para fernando de noronha, agencia de viagens, pacotes de viagens, promoção relâmpago, pacotes internacionais, lugares para viajar barato, melhores destinos, melhores destinos para viajar, lugares para viajar no brasil barato, melhores lugares para viajar internacional, lugares para viajar no nordeste, lugares diferentes para viajar no brasil.

Horário de
funcionamento

09:00 às 19:00

Av. Olinda nº 960 Sala 1701, Ed. Trade Tower. Park Lozandes Goiânia-GO - CEP 74884-120

© 2019-2019. Deu Viagem, Todos os direitos reservados.

Agência de viagens Goiânia WhatsApp